Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Crente pode beber?

O CRISTÃO E O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS.

            Como todo Cristão busca viver de acordo com a palavra de Deus, vamos analisar o que a bíblia diz sobre o assunto, é licito ou não, o Cristão não deve seguir dogmas criados por homens vejamos o que a bíblia diz:
            Pv 20; 1 → mostra a conseqüência do mal uso da bebida, observe o termo neles erra .
            Gn 9; 20 – 24 → desastre da má utilização da bebida.
            I Co 6; 10 → a bíblia condena os que são beberrões ( a linha entre a sobriedade e a embriagues, É a tênue, para passar da tênue para a embriagues leva segundos, ai jaz o pecado condenável).
            A bíblia nos fala sobre a conseqüência dos beberrões e que a pessoa que se demora na bebida e levada a cometer outros pecados Pv 23; 19 – 21, 30 -35. Vejamos o resultado causado pela bebida, Gn 19; 31 – 38 têm pessoas que dizem que o vinho daquela época não tinha álcool, se tinha ou não, não sei! Mas fato é embriagava Ef 5; 18.
            Li em um site o seguinte argumento defendendo o não consumo de alcool, em que a bebida glorifica a Deus? É... Pensando assim! Vou parar de mascar chicletes, tomar banho, pois em que mascar chicletes ou tomar banho glorifica a Deus? Falam que vinho é fruto do pecado, então Jesus transformou água em fruto do pecado, acredito que não, o vinho que Jesus transformou e bem provável que não embriagava, pela quantidade que beberam ficaria todo mundo bêbado, independente disso! Vinho não pode ser considerado fruto do pecado, estado de embriagues sim. Jo 2: 10 / Is 5; 22 / Is 5; 22 / Gl 5 ; 19 – 21.  
            A bíblia nos fala da alegria e do beneficio em bebermos com moderação diz que o vinho é um presente de Deus, Sl 104; 15, também é citado como recompensa após um bom trabalho Ec 9;7.
            Conhecendo os benefícios medicinas Paulo aconselhou Timóteo a não beber só água, mas tomar um pouco de vinho, devido suas constantes dores no estomago. I Tm 5; 23, a bebida nos ajuda a lidar com a angustia de acordo com Pv 31; 6 – 7.
            Podemos perceber através dos versos citados acima que a bíblia não condena a bebida e sim os beberrões e a embriagues, é interessante notar que a bíblia fala de beberrões e de glutões, e ninguém sai falando que é pecado comer! Gl 5; 21 / Dt 21; 20.
            A bíblia fala para não sermos motivo de tropeço ao irmão Ro14; 19 – 23
            Os Sacerdotes não podiam beber nada quando exerciam a função Lv 10; 8 – 11.
            O Cristão deve obedecer à lei do país, se a lei proibir, não deve beber! No caso do Brasil menores de 18 anos não podem beber e: “ QUANDO FOR DIRIGIR NÃO BEBA”,  e devemos lembrar que na maioria das bebidas vem o recado “ BEBA COM MODERAÇÃO”, a decisão de beber ou não e pessoal, é licito, mas o convém ou não cabe a pessoa analisar a si mesmo I Co 11; 28.
LEMBRANDO QUE ESCANDALIZAR NÃO É OPÇÃO! NÃO VAMOS ESCANDALIZAR OS FRACOS I Co 11; 9, 11-13.

tudo que for fazer que esta de acordo com a palavra de Deus, e sua consciência não te acusa, mas a consciência de outras pessoas pode acusar, faça com o cuidado de que essas pessoas não vejam, em alguns casos é melhor se abster da pratica”
 
   1Co8. 8 ao 13 

                       

CONCLUSÃO : O ESTUDO BÍBLICO E IMPORTANTE, DEVEMOS INCENTIVAR NOVOS E VELHOS CONVERTIDOS A BUSCAR ESCLARECIMENTO DE SUAS DUVIDAS PESSOAIS NA “SOLA SCRIPTURA” (ATRAVÉZ DA PALAVRA), SENDO  ASSIM EVITAREMOS O PECADO DE AMBAS AS PARTES, POIS O QUE JULGA TAMBEM COMETE PECADO, ALEM DE ESCANDALIZAR O NOVO CONVERTIDO, ELE PODE ATÉ JULGAR QUE É MAIS PROBLEMA PARA ELE MT 7,   DEVEMOS CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO, BUSCAR CONHECIMENTO NA BÍBLIA, DEVEMOS RESPEITAR  AS PESSOAS E ANALIZAR O QUE FALAM,  PELA SOLA SCRIPTURA.



André Felipe Campos de Araujo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário