Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1°PEDRO 1.

CARTA AOS SOFRIDOS EM CRISTO.

IPedro1:

1 - PEDRO, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; 2 - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 - Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, 5 - Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 6 - Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importe, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias provações, 7 - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8 - Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 - Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

Pedro escreve a Cristãos que são estrangeiros, e que estão sofrendo em Cristo, a intenção clara do apostolo é animar o povo.

O que nessa carta animaria os crentes forasteiros?

1 - A própria identificação da carta já é animadora, o nome do remetente seria consolador, imaginemos... Crentes dispersos, sofrendo passando por provações, chega à carta, e a identificação do remetente é: Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, uma pessoa que tinha muita relevância (Pedro) e um título de total relevância. (Apóstolo de Jesus Cristo)

2- trouxe a lembrança do destinatário duas coisas que eles eram, e também os animaria e daria esperança.
A)     O apóstolo os lembra de que são estrangeiros, peregrinos, mostra que sabe da situação deles, e ao mesmo tempo lembrando que isso é passageiro, e é muito bom saber que esse tempo de peregrinação terá fim. (nós Cristãos também somos peregrinos, e não podemos esquecer que nossa pátria é celestial, (Filipenses3: 20 e 21)Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”)

B)      Lembra que eles são eleitos, saber que somos eleitos é sempre bom e às vezes deixamos de lado a eleição, sem ela o que seria de nós Cristãos. O apóstolo os identifica como eleitos, e mostra que eleitos agem como eleitos, isso fica claro no versículo 2, quando diz eleitos em santificação de espirito, para obediência.

3 - No versiculo3 e 4 Pedro arrebenta! No bom sentido, nada como lembrar a grande misericórdia que o Senhor tem para conosco, e da esperança que não morreu a respeito da herança incorruptível, incontaminável, que não murcha e esta guardada no céu para os eleitos a quem Deus tem grande misericórdia.  ( com certeza o apóstolo sabia animar e motivar os crentes em Jesus).

4 - Depois desse consolo misturado com motivação e incentivo, provavelmente os crentes que estavam entristecidos como diz o verso6, já estariam mais animados para receber a instrução: alegrar-se ainda que passando por varias provações, para que nesta prova se ache louvor, honra e glória, o apóstolo os lembra da fé que eles têm no verso8, quando fala que não vendo a Jesus, crêem nele e o amam, e fecha esse inicio de carta com a maior de todas as esperanças e o melhor de todos os prêmios e bênçãos, a maior e melhor expectativa do crente versículo 9  “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”



ANDRÉ FELIPE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário