Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Adonias, Satanás. Você!

Adonias. Satanás. Eu!

E o ouviu Adonias, e todos os convidados que estavam com ele, que tinham acabado de comer; também Joabe ouviu o sonido das trombetas, e disse: Por que há tal ruído de cidade alvoroçada? 1Reis1. 41.

                A bíblia conta a história de muitas pessoas, principalmente no antigo testamento, mas não posso olhar a bíblia como dois livros separados ou 66 livros separados, no meu modo de interpretação, olho para a bíblia como um unico livro, um unico tema, dividido em 66 partes, e o tema é: Deus, sua relação com o homem e a imperfeição do homem, a partir dessa ideia, tiro proveito pratico para a vida hoje de qualquer biografia, lições e mandamentos bíblicos, ler a bíblia não é para saber apenas o que aconteceu, mas também o porque aconteceu, e o que tem acontecido, o personagem que vou falar é Adonias, e o que explica a história dele, explica a vida de muitas pessoas no mundo hoje, ler apenas a história de Adonias não teria proveito de nada, mas se analisarmos a luz das escrituras o que a biblia ensina sobre o pecado, a vida confusa, estranha, inesplicavél, passará a se tornar clara.

Vamos para o inicio da história: “Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens, que corressem adiante dele 1reis1. 5, a origem do pecado esta no termo “se levantou”,  estando ai o pecado do orgulho, presunção, arrogancia e rebelião, seu pai ja era velho! E ele se acha a pessoa ideal para ficar no trono, achava-se no direito de ser rei, mesmo sabendo que o preferido de seu pai era claramente SALOMÃO, mas para Adonias isso estava errado, ele se julgava a melhor pessoa para exercer o oficio de rei, não importava o que seu pai dizia, achava que sabia o que estava fazendo, esse é um quadro perfeito da natureza do pecado, ele se EXALTOU: “EU REINAREI” é uma mistura de orgulho com vontade própria, é fácil olhar esse texto em termos de rei terreno, mas vamos olhar em termos de rebelião de todo pecador, contra o Rei dos reis! O homem adota um estilo de vida regeitando a Deus, olhando com despreso ao religioso, é só observar o “homem do mundo” ele não fica em paz apenas em dar as costar para a religião, ele de uma forma ou de outra, sempre tenta ridicularizar, ele persiste em falar da religião da qual ele não faz parte, o sentimento nessa pessoa é o mesmo de Adonias e Satanás, orgulho e rebelião, Tanto Adonias, Satanas e o “Homem mundano” acham-se rebaixados, Adonias sentiasse rebaixado não sendo rei, Satanas sentiasse rebaixado, queria ser adorado como Deus, o homem mundano acha que a religião tira sua liberdade o rebaixando a uma vida cheia de regras, na qual vc não pode fazer nada, outra coisa em comum entre os três é que sempre se acham os intelectuais, ao ponto de se levantarem e  apontar a visão errada do Rei. A causa do pecado e dos problemas em nossa vida é clara, é o orgulho e a vontade própria, nossa rebeldia contra Deus e a determinação em seguir nosso caminho e não o de Deus Jeová.    
v Outro ponto a analizar nessa história esta no verso 7 “E tinha entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar o sacerdote; os quais o ajudavam, seguindo a Adonias.”  Joabe era um dos saldados mais valorosos daquele tempo, tinha permanecido fiel a Davi quando Absalão se rebelou, e Abiatar o sacerdote que tambem tinha se mantido fiel a Davi na mesma época, ninguem é rebelde sozinho sempre tem entendimento com alguem, Lucifer tinha o entendimento com seus anjos caidos, e o homem rebelde com os rebeldes da atualidade, filosofias modernas, que te afastam de Deus, na igreja os rebeldes se juntam e sempre seguem alguem importante, citam o pastor da tv, o escritor que mais vende livros no brasil, são os “intelectuais” o rebelde sempre tem um encorajamento de alguem, vivemos numa época que é facil ouvir um “Grande Pastor” falar algo que te agrade e vai de encontro com o que você tem aprendido na bíblia, em sua igreja local. Quando você decidir dar as costas para a palavra de Deus, os importantes joabes e Abiatares do mundo sempre estaram la para te apoiar, o mundo encoraja todos homens a errar. A sociedade faz de tudo para nos levar a desafiar a Deus, e em plena verdade Paulo escreve aos 1corintios1. 26Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados”.  
v  E matou Adonias ovelhas, e vacas, e animais cevados, junto à pedra de Zoelete, que está perto da fonte de Rogel; e convidou a todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei (1reis1. 9) o que posso ver nesse verso? Que a vida de pecado e rebelião contra Jeová, sempre por um tempo se manifesta com grande sucesso, não adiante pensar que o pecado contra Deus será punido imediatamente, e isso é claro na história de Israe,l muitas vezes passaram por situações dificeis, vendo os impios ir muito bem, eles não entendiam isso, nós não entendemos isso, era um problema para israel e para nos hoje, MAS, NÃO DEVE SER. Sempre o pecado vai parecer ter grande sucesso, o pecador realmente vai estar  feliz,e daí! Um impio vivendo bem e feliz não deve me afetar em nada, não devo estranhar  isso é muito normal, é possivel gozar os prazeres do pecado ? Claro que sim, veja o verso 9, faça uma analize do mundo hoje e os verá muito bem e felizes.
v O fim da história não é esse. Eu disse que é possivel gozar os prazeres do pecado sim, e Moises sobre isso decidiu o seguinte Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado(Hebreus11. 25),  o termo “pouco de tempo é a chave, esse é o motivo do verso tema ser:  
(1reis1. 41)  E o ouviu Adonias, e todos os convidados que estavam com ele, que tinham acabado de comer; também Joabe ouviu o sonido das trombetas, e disse: Por que há tal ruído de cidade alvoroçada?”  Adonias estava em festa gozando dos prazeres, e muito feliz, claro! Logo mais seria o rei, mas ouve um som, logo após acabar de festejar, isso é uma outra verdade e certamente acontecera a todos que se rebelam contra Deus, quer o mundo queira ou não. Chegam alguns trazendo a noticia a Adonias, Salomão foi ungido rei, o impio pode desfrutar do gozo do pecado por um periodo de tempo, ele pode prosseguir desafiando e se rebelando contra as leis de Jeová e o que lhe deixa inqueitos é:  Lucas12. 20” Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”  mas podem até ir bem por um certo tempo, mas o fim virá inevitavelmente, e a palavra de Deus prevalecerá, E para todos a trombeta ira soar “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1corintios15. 52), portanto voltemos para o Senhor enquanto a tempo.
v Então estremeceram e se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias; e cada um se foi ao seu caminho (1reis1. 49) isso sempre acontesse quando, estamos na vida pecaminosa, em um momento você é quase rei e todos estam do seu lado, te apoiando, aplaudindo, bebendo e comemorando com você, mas na hora que a situação virar, todos amigos que festejavam, seram inuteis, e te deixaram sozinho! Iram bajular outro, esse é o fim e será você e Deus, e a unica coisa que você terá a seu favor é nada.
v Depois de todas essas coisa, todos enganos, toda a vida de pecado, estou diante da verdade e com medo, ainda tenho chance? Sim. Assim como Adonias teve após temer Salomão “E disse Salomão: Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá em terra; se, porém, se achar nele maldade, morrerá. E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa” (1reis1. 52 – 53) é só mudar de atitude, arrepender-se e proceder bem, Adonias teve a oportunidade depois que a trombeta soou, hoje temos a oportunidade de mudar de vida antes do soar da trombeta, corramos para Jesus e sejamos suas ovelhas e diferentimente de Salomão, ele não dirá “vai para tua casa”  e sim: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” Mateus25. 34.
Graça e paz, Amém!



André Felipe C. De Araujo

9 comentários:

  1. BOA PALAVRA, ADONIAS E O TIPO DA CARNE QUE MATA OVELHAS JUNTO AO ADVERSARIO(ZOELLETE). A PEDRA NAO E UMA TIPOLOGIA DO SENHOR JESUS, E O RETRATO FALADO DO ADEVERSARIO, pORQUE ZOELETE QUER DIZER COBRA, SERPENTE, REPTIL... A CARNE(ADONIAS), COM O ADVERSARIO(ZOELETE), QUEREM APRISIONAR O HOMEM (FONTE DE ROGEL), A BEBER DA FONTE DA PRISAO. MAS, GRACAS A DEUS, JESUS DISSE; BUSCAREI A VERDADE E A VERDE VOS FARA LIVRE...JESUS E QUEM LIBERTA O HOMEM. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gilmário Viana20 maio, 2016

    A tá, Adonias, ele é o pecador/satanás. Eu pensei que ele era o filho mais velho vivo, ou seja nasceu primeiro que salomão, e que por isso, ele teria por direito o trono do rei. Vejamos: "Se um homem tiver duas mulheres e preferir uma delas, e ambas lhe derem filhos, e o filho mais velho for filho da mulher que ele não prefere, este homem, quando for repartir a herança entre seus filhos, não poderá tratar o filho da mulher que ama como se fosse o mais velho, em detrimento do filho da mulher que ele não prefere, mas que é o verdadeiro primogênito." Det 21: 15-16, vejamos também: "Seu pai deu-lhes muitos presentes de ouro, prata e objetos de valor, até cidades fortificadas em Judá; porém o reino concedeu a Jeorão, por ser o primogênito, seu filho mais velho". 2 Cr 21:3. Não interpreto Adonias como um pecador e sim um homem que acreditava que era o sucessor do pai, e também vejo Joabe e Abiatar como leais aos costumes e Leis do deus Jeavá de Israel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeita sua resposta a esse plahaço que escreveu nesse blog

      Excluir
    2. Adonias sabia que era a vontade de Deus que Salomão fosse o próximo rei, pois era o preferido do Rei Davi, sendo assim ele Adonias não deveria seguir a lei dos homens e as tradições mundanas de ser primogênito e sim seguir a lei do Senhor Deus e a lei do seu pai Davi, tanto é verdade que ele não estava preparado para reinar que acabou com acabou, era arrogante, presunçoso, EXALTADO, e principalmente Desobediente a vontade de Deus e do seu Rei e pai. quer mais ou preciso desenhar pra tí

      Excluir
  4. Concordo em partes com vc Gilmário ! Mas o que eu achei estranho é que Adonias não esperou nem o Pai morrer para ele assumir o trono ! Já foi chamando todos e fazendo festa e anunciando seu próprio reinado ! Isso não é temor
    é medo de perder o reinado ! Não vejo bom exemplo em Adonias também não !

    ResponderExcluir
  5. Davi em seu estado carnal assim acredito eu ,fez juramento a DEUS , que colocaria Adonias como seu sucessor e assim o fez ! ! Encontramos aí um erro muito grave !

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir