Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mulheres e o ministério na igreja


Primeiramente, é importante não criarmos uma competição entre homens e mulheres, o que normalmente é gerado quando o assunto é colocado em pauta! Não devemos analisar com machismo ou descriminação e sim a luz das escrituras sagradas.

(1Tm2: 11 e 12) “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” Algumas interpretações sobre esses versos: 1°diz que o versículo esta relacionado apenas ao casal, 2° resultado gerado por causa da mulher ter influenciado na queda do homem no Éden, é uma das conseqüências daquela atitude, 3° esse texto é especifico na localidade de éfeso, pois a cidade de Éfeso era conhecida como templo de Ártimis, uma falsa deusa greco-romana. As mulheres eram autoridade na adoração a Ártemis. Isso para diferenciar o Cristianismo dessa seita 4° a analise da situação feminina diante da cultura oriental, da época, (e em alguns lugares até hoje) as mulheres são vista como um ser inferior sem voz ativa, eram comercializadas, proibidas de estudarem, saírem às ruas ou mesmo se mostrarem. Esta visão cultural é uma justifica pela ação do Apostolo, a igreja precisava de credibilidade diante da sociedade constituída por gentios, a instituição de mulheres como líderes não seria uma atitude sábia à obra missionária naquela região na época.

( alguns dizem que mesmo que não tivesse, mulheres exercendo funções nas escrituras seria aceitável mulheres na liderança da igreja hoje, devido ao contexto histórico de cada época e também temos o espírito santo para nos direcionar). Devemos tomar muito cuidado com essa idéia de não esta na bíblia porem estou na “direção do espírito”, isso tem causado uma série de esquisitices na igreja dita “igreja de Cristo”, mas o caso é que na bíblia temos algumas referencias a mulheres sendo usadas por Deus na obra da igreja, vamos focar o tema ao que a bíblia diz respeito e não ao que o espírito santo revelou a um e deixou de revelar a outro, vejamos alguns versículos e mulheres usadas no ministério de Deus e da igreja:

(Rm 16.1-6 )“ Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia. Recebam essa irmã em nome do Senhor, como deve fazer o povo de Deus. Dêem a ela toda a ajuda que precisar, pois ela tem ajudado muita gente e a mim também. Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus. Eles arriscaram a sua vida por mim. Sou muito agradecido a eles; e não somente eu, mas também todas as igrejas dos que não são judeus. Saudações também à igreja que se reúne na casa deles. Saudações ao meu querido amigo Epêneto, que foi o primeiro a crer em Cristo na província da Ásia. Saudações a Maria, que tem trabalhado muito por vocês..” (LTNH) nesse versículo temos Febe como diaconisa, manda saudação a um casal e cita o casal como companheiros de serviço não só o marido, e Maria ele fala que ela tem trabalhado muito.

(Fl 4.3) “E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus”(LTNH) neste verso Paulo faz referencia a Evódia e Sintique, duas mulheres que trabalhavam na obra evangelística com o Apóstolo

Algumas profetisas do Senhor Jeová:


(Miriã): Ex 15.20 “A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças

(Débora): Jz 4.4 “Débora, mulher de Lapidote, era profetisa. Era também juíza dos israelitas naquele tempo.Havia uma palmeira entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. Débora sentava-se debaixo dela, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões que eles traziam” uma mulher que julgava as questões dos Israelitas

Hulda: ( 2Rs 22.14 a 16) Hilquias, Aicã, Abdom, Safã e Asaías foram falar com uma profetisa chamada Hulda, que morava no bairro novo de Jerusalém. O marido dela, que se chamava Salum, filho de Ticva e neto de Harás, era o encarregado da rouparia do Templo. Eles contaram a Hulda o que havia acontecido, e ela lhes disse que voltassem e dessem ao rei a seguinte mensagem: —Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, vou castigar a cidade de Jerusalém e todo o seu povo, como está escrito no livro que o rei leu.

Ana: (Lc 2.36 )“Havia uma profetisa, chamada Ana...”

Filhas de Felipe: (At 21. 8 9) “No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.



A bíblia nos diz que ser pastor é um dom!!! e não faz referencia a homem ou mulher, assim como qualquer outro Dom.
(Ef4.10-11) “Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres



OBS. Vimos nas escrituras que é um exagero dizer que a mulher deva permanecer em silencio na congregação, porem no capitulo 3 de gêneses que seria a parte central da bíblia onde Jeová descreve a história, diz que a mulher terá o desejo ao marido e ele a dominará, e temos outros versículos que falam sobre a mulher estar sob autoridade do homem isso não quer dizer que ela não possa ser pastora e falar, vejamos alguns:



(Gêneses 3.16) ”À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. “Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

(1corintios 11.3) “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo

(1corintios 11.7 á 9) “O homem não precisa cobrir a cabeça, pois ele reflete a imagem e a glória de Deus. Mas A MULHER REFLETE A GLÓRIA DO HOMEM, pois o homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do homem o homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem”.


VEJAMOS: (1corintios 11.10 e 15) “Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade, mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho. O cabelo foi dado a ela para lhe servir de véu

Observamos nesses versos que o véu ou o cabelo cumprido, é para mostrar que a mulher esta sob uma autoridade, o importante era mostrar que a mulher estava a baixo de um autoridade.
Paulo diz que nem eles, nem as igreja de Deus tem costumes diferentes a esses acima descritos,(no sentido de autoridade da mulher) essa é a resposta dele caso alguém queira discutir sobre o assunto. 

(1corintios 11.16) “Mas, se alguém quer discutir sobre esse assunto, o que eu posso dizer é que nem nós nem as igrejas de Deus temos outro costume nas reuniões de adoração”.

portanto desde que tenha uma autoridade masculina, não vejo problema em uma mulher ser pastorar ou pregar o evangelho, o chamado é para todos:

 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" Mc16. 15 






André Felipe C. Araujo.

Um comentário:

  1. Marcelo Pedro05 dezembro, 2011

    errais por nao conhecer as escrituras , ou por nao querer enchegar o obvio . quanto as mulheres pregarem o evangelho, evagelizar etc,etc,etc, nao é necessario que a mesma tenha carterinha de pastor ou que aa mesma seja reconhecida como sendo uma pastora. esta nao é sua funçao . enfim , vou parar por aqui , pois quase fui linchado por um grupo de mulheres iradas comigo pois alegavam que eu era machista. sei ou quero acreditar que muitas mulhere tem trabalhado com muito zelo afinco na igreja, porem , estao fazendo algo para o qual nao foram designinada. bele

    ResponderExcluir