Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oração

Parte 1

Existem varias orações a vários deuses, meu objetivo é focar a oração a Yehowah (O EU SOU) de êxodo3. 14 “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.  Oração é o ato de falarmos com Deus, pode ser de diversas formas, mas qual o objetivo e para que falarmos com Deus?  Por que, Deus quer que o homem ore ou fale com ele?
 Antes vamos ver o porquê ele nos criou? Isaias 43.7 A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz,partindo da idéia de oração pelo motivo que fomos criados, logo posso pensar que um dos motivos que devo orar é Deus operar na minha vida, a fim de que o nome dele seja glorificado em mim, por isso devo orar por meus objetivos de conquista sentimental, material, familiar e espiritual  pois essas realizações devo atribuilas a Jeová por isso devo orar sempre, ai estarei cumprindo com objetivo que fui criado e Jeová mostrará sua glória em minha vida pois tudo que tenho é ele quem me da! inclusive o ar que respiro.
Todavia a oração não deve ser uma obrigação ou um peso não é isso que Jeová quer, não existe também uma regra termos certo ou errados e  técnicas de oração(1), o ideal é ser sincero sabendo quem é você(pecador) e quem é Deus(soberano e santo), deve ser a sua sincera expressão sem fingimentos (8) salmos 51. 17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, (8) ó Deus, não desprezarás”,  Jeová desde a criação do primeiro homem sempre manteve o dialogo,(oração nada mais é que um dialogo com seu criador) (2) Jeová nunca quis uma relação distante do homem e sim próxima ele sempre conversava com Adão.
A oração pode ser direcionada ao pai, ao pai em nome do filho e ao filho no espirito santo. (3)
ü  Pai  Mateus6. 9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome
ü  Filho atos7. 59E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito
ü  No espirito Judas20Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo
A forma de oração mais comum é orar ao Pai em nome do Filho João 16. 23E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar” uma das orações mais importante é a oração de confissão salmos 66. 18 e 19Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá, mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração” pois a oração com soberba não passa de uma religiosidade falsa e Deus se nega a ouvir,(4) imagine uma pessoa dialogando com você, cheia de palavras bonitas, amaveis, convincentes e comoventes porem você sabe que esta pessoa esta faltando com a verdade você a ouviria?
Existem outros tipos de oração, a oração é a relação sincera tanto em pedir perdão, agradecer, pedir ajuda, dividir momentos bons e ruins, (2) quem gostaria de ter um amigo e não conversar com ele? Esse amigo não conta nada, vive na dele! Uma relação assim não pode ser considerada de amizade. Deus apesar de toda sua gloria, santidade e soberania ele tem o desejo e quer ser nosso amigo (5) João15. 15-16Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” essa é a resposta para a pergunta: porque Deus quer que eu fale com ele? Eu tambem quero que meus amigos falem comigo, quem não quer?  Agora vamos ver o porque e para que devo orar?
1.    Com o dialogo você aumenta sua intimidade (6) com a outra pessoa e passa a conhece-la mais, Deus como nosso amigo quer que o conheçamos mais 2Pedro3. 18 “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém
2.    Para interceder pedir que Deus haja na vida de outra pessoa (6) atos12.5 “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus
3.    Devo orar porque sei minha condição de miseravel pecador e reconheço minha dependencia de Deus. apesar dele saber o que vamos pedir antes mesmo de pedirmos, Mt6.8 a oração não é para que Deus saiba o que estamos precisando, pois isso ele ja sabe! Porem estou mostrando minha dependencia (6) a um Deus que não vejo! e as vezes e não poucas vezes... não o sinto!!! isso é um ato de fé (6) e assim estou dando um dos passos para agradar a Deus pois... Hebreus11. 6Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” .
Outra duvida comum sobre oração é: Deus ira atender minhas orações? a resposta pode até parecer vaga, mas a verdadeira resposta é essa! AS VEZES. Os motivos são muitos vejamos:
·         Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis provérbios28.9
·         Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria salmos66.18
·         Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres Tiago4.3
·         Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor Tiago1.6-7
·         Paulo  Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento, mas ele me respondeu: A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo2corintions12.8-9
Um fator muito importante na oração é a perseverança, nas diversas histórias da biblia, campeões da fé como Abraão, José, Moisés, Ana, Davi entre muitos outros, esperaram por um grande  periodo tempo a concretização de suas orações e respostas, suas orações não eram atendidas imediatamente, eles deixaram o exemplo de perseverança para nós, é muito comum ao pedirmos algo ao Senhor ficarmos ansiosos por resposta ou resultado instantaneo, isso pode ocorrer, mas, Deus em sua soberania tem diversas formas de agir e é sempre no melhor tempo para nós, as vezes queremos desistir deixar de orar pela mesma coisa, mas o que dizer desses que esperaram no senhor por 13, 20, 40 anos, o próprio mestre Jesus nos ensinou a esse respeito e a bíblia nos ensina. ( A palavra de Deus nos fala para não usar de vãs repetições, isso não quer dizer que não devemos orar pela mesma causa e sim para não acreditar que é pelo fato de falarmos muito que Deus ira nos responder, o orar sempre esta incluido no usar a fé e perseverança e não a repetição ela não influencia em nada “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” Mt6.7).
porem vejamos:
“Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre (7) e nunca desanimar”  Lc18.1
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á Mt7.7 / Lc11.9 PEDIR – BUSCAR – BATER.
“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças” Cl4.2
“Orai sem cessar (7) 1Ts5.17
“Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus Ef6.18
Orar pelo mesmo pedido varias vezes é normal Paulo sempre pedia para as igrejas orarem por ele se não fosse necessario orar varias vezes ele pediria uma vez só e para uma igreja só, Elias orou e choveu porem ele orou 7 vezes, 7 é o numero que tipifica perfeição, com isso podemos aprender que para cada pedido de oração a um tempo perfeito de pedir e esperar (7)E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes” 1Rs18.43
Devemos orar por todas as coisas (9) é isso que a palavra nos ensina, não existe algo que não devemos orar, é claro que ao oramos a Deus devemos pedir de acordo com o que cada um conhece da essencia de Deus, mas não devemos jamais ficarmos anciosos e não falar com Jeová sobre nosso problema “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas (9) diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças
Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve” Fp4.6 / 1Jo5.14.



André Felipe C. de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário